img




COMPLIANCE DIGITAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA


Compliance digital e Governança Corporativa

Maior LUCRATIVIDADE/Competitividade

O tema merece destaque considerando que a implementação correta de tais políticas, independente do ambiente empresarial corporativo (S/A, LTDA etc.) gerará aumento automático nos lucros em qualquer negócio lançando a uma maior competitividade de mercado.

O empresariado enfrenta desafios dispensando grandes recursos/fortunas nas seguintes áreas legais: tributária (autuações desnecessárias, obrigações legais rotineiras, defesas técnicas administrativas etc), cível (ações indenizatórias com recursos em defesas técnicas), criminal (defesas técnicas jurídicas etc.) bem como em outras áreas jurídicas. Esses recursos dispensados desnecessariamente acabam por incluenciar definitivamente no custo de seu produto/serviço final e, por consequência, refletindo no sucesso ou não de seu business.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos (LIRA, 2013).

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC, 2018). Está relacionado diretamente á transparência corporativa mirando evitar fraudes e ineficiência e atrair investidores tornando a empresa mais focada e competitiva.

As organizações são formadas para ser duradouras, entregar valor à sociedade e, para empresas com fins lucrativos, produzir riqueza. Para cumprir a missão e metas organizacionais, as empresas precisam seguir a legislação do local em que operam, atender as normas de conduta ética da região da sua sede, bem como atender os pilares de governança corporativa reconhecidos pela comunidade.

Para ver seu negócio apresentado ao mercado com maior agressividade e lucratividade, entendemos a necessidade de considerar a implementação de uma correta política de compliance digital agregada a uma consistente política de governança corporativa.


Dr. JOSUÉ ELISEU ANTONIASSI

ANTONIASSI E SANTIAGO ADVOGADOS ASSOCIADOS